Explorar o mundo a viajar: uma utopia?

Conhecer o mundo é, sem dúvida, um sonho partilhado por muitos. Descobrir novos locais, culturas, paisagens e gastronomias são objetivos de vida de uma grande parte da população. Há, inclusive, quem defenda que viajar é muito mais do que fazer simples turismo. Esta atividade traduz-se num exercício de aprendizagem constante, que possibilita fugir à rotina, que nos coloca à prova e que permite um melhor conhecimento pessoal.

Assim, ao longo deste artigo, iremos apresentar-lhe algumas das principais formas através das quais pode conhecer o mundo, mostrando-lhe as principais vantagens das mesmas.

Turismo de Voluntariado

Esta é uma prática que, ao longo dos últimos anos, tem apresentado uma enorme adesão por parte da população Portuguesa. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), no ano de 2018, a taxa de voluntariado no nosso país atingiu uns impressionantes 7,8%.

Mas porquê tanta procura? A resposta é simples. Esta é a opção ideal caso esteja à procura de combinar a experiência do trabalho voluntário com a possibilidade de conhecer novos países e culturas. Contudo, desengane-se se pensa que vai simplesmente de férias. Aqui, é exigida uma grande entrega, responsabilidade, compromisso e dedicação, mas os resultados serão realmente compensadores.

Apresentamos-lhe alguns dos principais destinos onde pode aventurar-se numa experiência deste tipo.

Tailândia

Famosa pelas suas praias paradisíacas de águas cristalinas, a Tailândia é uma das principais opções para quem deseja fazer turismo de voluntariado. Apesar do turismo de luxo que proporciona, o país é bastante pobre no que respeita à educação das suas crianças e jovens, bem como na prestação de cuidados aos mais idosos.

Nova Zelândia

Caso seja um fã e amante da natureza e do desconhecido, então esta é a opção ideal para si. São inúmeros os projetos de voluntariado relacionados com questões ambientais e de conservação que este país oferece.

Gana

Num país caracterizado pelo seu subdesenvolvimento, falta de tudo um pouco. Desde a inexistência de infraestruturas básicas, até à carência de alimentos, este é um verdadeiro desafio para quem deseja ajudar. São inúmeros os projetos relacionados com a assistência em hospitais, proteção de animais selvagens e educação.

Simplesmente Viajar

Por outro lado, caso deseje conhecer os “quatro cantos do mundo” de uma forma despreocupada e sem assumir qualquer compromisso ou responsabilidade, pode simplesmente viajar.

Esta é uma atividade que traz inúmeros benefícios para o ser humano, seja a nível pessoal, seja na sua vertente profissional. Por um lado, à semelhança do turismo de voluntariado, permite-nos conhecer novos locais, culturas, hábitos, conectando-nos com os mesmos e tornando-nos mais tolerantes à diferença. Em contrapartida, viajar apresenta um papel fundamental no nosso bem-estar e saúde mental, reduzindo o stress, criando memórias únicas e permitindo o estabelecimento de novas relações e amizades.

Além disso, viajar irá fazê-lo sentir-se mais livre e possibilitar um caminho para a autodescoberta, ao longo do qual poderá conhecer-se melhor, descobrindo as suas forças, fraquezas e formas de as superar.

Conclusão

Viajar é, sem dúvida, uma das melhores atividades que o ser humano pode realizar. Ao longo deste artigo apresentamos-lhe os benefícios da mesma, seja a nível pessoal, seja numa vertente mais social. Viaje e divirta-se!
Para passar os seus dias entretido, clique aqui para visitar o https://PortugalCasino.pt.

25 Apr 2021